botão whatsapp

Por que Os Pacientes Idosos São Mais Vulneráveis à Hipotermia Perioperatória?

Por que Os Pacientes Idosos São Mais Vulneráveis à Hipotermia Perioperatória?

O ato cirúrgico e a anestesia em si contribuem de forma significativa para a diminuição da temperatura corporal.

Dra. Marília Camelo        15/11/2018

As indivíduos idosos têm predisposição para hipotermia quando submetidos a ambientes levemente frios, fato que não afeta os indivíduos mais jovens. Isso se dá porque o envelhecimento produz efeitos variáveis sobre a vasoconstrição e calafrios. A magnitude da vasoconstrição total e a geração de calor metabólico diminuem em indivíduos idosos.


O ato cirúrgico e a anestesia em si contribuem de forma significativa para a diminuição da temperatura corporal, independentemente da idade do paciente.

No entanto, em pacientes idosos há um agravamento dessa resposta às baixas temperaturas, resultante da eficiência reduzida da vasoconstrição e agravada pelo metabolismo basal diminuído (geração de calor). Os riscos da hipotermia nesse grupo de pacientes incluem infarto do miocárdio, infecção de feridas cirúrgicas, coagulopatia com aumento da perda sanguínea e metabolismo alterado de medicamentos.

Com a junção das respostas diminuídas e o fato de a anestesia geral ou regional inibir os mecanismos de resposta à hipotermia e a redistribuição do calor, a preocupação com o idoso submetido à cirurgia, principalmente nas de grande duração e porte, é muito alta, o profissional de anestesiologia deve manter-se atento e de prontidão.

Medidas de aquecimento como uso de soluções cristaloides adequadamente aquecidas, uso de mantas ou colchões térmicos e temperatura da sala de cirurgia não muito baixa são essenciais para a prevenção desse evento.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.