botão whatsapp

Comparação Entre As Reversões Inespecífica e Específica do BNM

Comparação Entre As Reversões Inespecífica e Específica do BNM

Sugamadex: reversão rápida, segura e completa de qualquer nível do BNM.

Equipe Portal Anestesia        15/08/2018

A reversão adequada e completa do BNM deve ser realizada sempre ao final das cirurgias. Isso pois a paralisia residual pós-operatória foi relacionada a complicações respiratórias e taxas de morbimortalidade maiores.

Os reversores inespecíficos, anticolinesterásicos, inibem a ação da acetilcolinesterase na junção neuromuscular (JNM), diminuindo a metabolização da acetilcolina e aumentando a sua concentração na fenda sináptica.

 

A acetilcolina compete com os bloqueadores neuromusculares que ocupam os receptores pós-juncionais na fenda, deslocando-os e reestabelecendo a transmissão neuromuscular.

A ativação desses receptores gera efeitos colaterais indesejáveis como broncoconstrição, bradicardia e salivação abundante.

 

Para combater estes efeitos muscarínicos, deve-se administrar a atropina, um anticolinérgico que antagoniza os efeitos dos anticolinesterásicos, mas que também pode gerar efeitos colaterais como a taquicardia.

 

Outros pontos que devem ser lembrados sobre os anticolinesterásicos são a lentidão na reversão do BNM e a incapacidade de reverterem o BNM profundo.

 

O sugamadex é um antagonista específico do rocurônio, que forma complexos estáveis de eliminação renal.

 

A reversão oferecida pelo sugamadex é segura e isenta de efeitos colaterais significativos, mesmo quando doses maiores que 16 mg/kg são administradas.

 

Quando comparado aos anticolinesterásicos, o sugamadex mostrou-se mais eficiente e rápido na reversão do BNM, e capaz de reverter o BNM profundo.

Desta forma, podemos concluir que o sugamadex oferece reversão rápida, segura e completa de qualquer nível do BNM, inclusive do BNM profundo. 

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.