botão whatsapp

A Residência Acabou. O que fazer agora?

A Residência Acabou. O Que Fazer Agora?

Aqueles com melhores currículos vão certamente ter emprego garantido, nos melhores locais e com os melhores salários.

Dr. Eduardo Piccinini        15/04/2020

Não deixe para pensar nisso aos 45 minutos do segundo tempo! Muitos anestesiologistas acabam deixando de pensar no futuro e caem na rotina de ser um plantonista e nada mais. Existem algumas possibilidades para um futuro mais promissor. Já pensou nisso?

A maioria das pessoas que acabam os três anos de residência querem logo se livrar daquela rotina e cair na vida! Sem chefe, sem outros residentes, tchau e até nunca mais…. Mas vamos pensar em outras possibilidades.

O mercado médico está cada vez mais sobrecarregado pela proliferação de faculdades de medicina nos últimos anos. Para deixar o quadro mais catastrófico, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) também apostou no aumento do número de residências médicas no Brasil. O que estamos prevendo para o futuro da anestesiologia é um mercado extremamente concorrido e com oportunidades boas para poucos.

Se levarmos em conta todos esses fatos acima citados, será que não seria legal dar um PLUS na especialidade? Um ano a mais de residência numa subespecialidade ou mesmo numa área que tenha alguma relação? Na Anestesiologia existem R4 de anestesia cardíaca, cardíaca infantil e anestesia pediátrica, dentre outras. Nas áreas relacionadas, existem as opções de Dor, cuidados paliativos e terapia intensiva. Imagino que seria bom ter um escape além da especialidade. Variar de ares, pacientes e rotinas, além de outras possibilidades de garantir uma boa renda.

Como citado anteriormente, o mercado de trabalho para o anestesiologista será bem concorrido no futuro. Já notamos que a quantidade de serviços de anestesia está razoavelmente estável, mas que a procura por vagas vem aumentando. Em São Paulo, já existe até lista de espera de plantão para alguns hospitais. Veja esse panorama e repense na sua formação. O mercado em breve irá selecionar os anestesiologistas pela sua formação básica, complementar e titulação. Aqueles com melhores currículos vão certamente ter emprego garantido, nos melhores locais e com os melhores salários. ​

Para finalizar, a dica que deixo para você que se preocupa com o futuro profissional, é que as especializações, pós-graduações, mestrados e doutorados, assim como os títulos de especialista e o superior em Anestesiologia, serão fatores determinantes no seu sucesso profissional. Além disso, promovem um “networking” (rede de contatos) que favorece a melhor colocação nos mercados de trabalho. Pense nisso e destaque-se na sua profissão!

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Não há produtos no carrinho.