A Importância da Atualização Médica
A Importância da Atualização Médica
Com as constantes mudanças da medicina, novas invenções e ideias surgem cada vez mais rápidas.
Equipe Portal Anestesia / Dr. Eduardo Piccinini 15/06/2019
A cada dia, novas invenções, alternativas e ideias surgem de forma acelerada e inovadora em diversas áreas. É óbvio que nessa constante evolução, a medicina também faça parte.
A medicina vem se transformando cada vez mais, ora devido a novas drogas e tratamentos, ora pelos avanços tecnológicos. Nesse contexto, a evolução constante nos métodos de diagnóstico e tratamento impõe uma atualização regular aos médicos. Embora muitos saibam dessa necessidade, poucos realmente procuram por congressos, cursos ou atualizações.
O diploma da faculdade é apenas o início da carreira, então, não se deve parar por aí. Por mais que tenham passado anos se dedicando aos estudos e a residência, parar nesse ponto é extremamente prejudicial para a vida profissional.
Como não acompanhar esta evolução e aproveitar toda a melhoria e oportunidades que a mesma traz para nosso dia a dia?
Obviamente, o médico encontra uma grande carga de trabalho, plantões pesados e a necessidade de maior ganho salarial, dentre outros entraves. Apesar de termos algumas desculpas muito convincentes para não se atualizar, pelo menos uma vez ao ano, o médico deveria fazer uma jornada ou congresso de grande importância na sua área.
Uma alternativa seria a atualização por meio das sociedades de especialidades ou do próprio CRM de cada estado. Uma vez que os sócios contribuem com a anuidade dessas entidades, seria muito legal a implementação de programas de atualização online de forma gratuita. É injustiça dizer que as sociedades médicas não fazem isso, mas sabemos que mesmo as que fazem, acabam pecando na divulgação dessa importante ferramenta de ensino e atualização.
O médico deve ter em mente que a atualização é fundamental e acaba sendo um diferencial competitivo de mercado, que complementam e fortalecem a bagagem de estudos. Muitos conceitos que foram absorvidos nos tempos da faculdade, hoje são obsoletos e ultrapassados. E ainda, temos uma população cada vez mais conectada a informação digital e devemos estar prontos e atualizados para os pacientes formados pelo “Dr. Google”.
Dessa forma, o médico deve sempre estar atualizado, reciclado e antenado com todas as novidades e possibilidades da medicina moderna.